-- Temas Acadêmicos de Psicologia --

- Aqui estão alguns Temas do mundo da psicologia,
que podem ser úteis para qualquer pessoa.



- Artigos:

-Acupuntura: Tratamento natural, milenar e científico.
-Alimentação: fracione, organize, equilibre!
-Ansiedade
-Ansiedade de Desempenho no Esporte
-Ansiedade de desempenho no vestibular
-Ansiedade e medo de dirigir
-Ansiedade e Terapia Cognitivo-Comportamental
-Assertividade
-Colecionismo
-Como iniciar uma conversação?
-Como lidar com a raiva
-Compulsão ao Jogo
-Depressão não é só Tristeza
-Disfunções Sexuais
-Efeitos das Emoções Positivas
-Felicidade
-Felicidade Autêntica
-Mas, o que é auto-estima?
-Medo de Voar de Avião
-Medo do tratamento Odontológico
-Nutricionista Adriana Lauffer
-O Medo de Errar
-Perdoar faz bem
-Perfeccionismo: escravidão pela perfeição e oposição à  frustração
-Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
-Transtorno do Comer Compulsivo
-Tratamento do Tabagismo
 

- Artigos:

- >Medo de Voar de Avião -

->A ansiedade face aos eventos de uma viagem aérea, além do medo de voar de avião em si, pode enredar sentimentos e pensamentos diversos: preocupação por viajar de avião pela primeira vez, inquietação por viajar para um local desconhecido, ansiedade por encontrar ou afastar-se de pessoas queridas, preocupação de conseguir chegar a tempo para alguma conexão com outro transporte – aéreo ou não -, sentir-se desconfortável pela pressurização do ar interno do avião, preocupar-se com a bagagem, inquietar-se com compromisso profissional ou social futuro, entre muitos outros sentimentos.

Em situações que geram ansiedade, o sujeito se prepara para a luta e fuga, controla seus riscos e sua vida; porém, numa cabine de uma aeronave, esse sujeito fica a mercê das habilidades profissionais de outros – piloto, encarregados de manutenção, pessoal de terra, etc. – e da segurança do equipamento, ou seja, não tem controle sobre si e por conseguinte, não tem para onde fugir. Isso, pode desencadear pensamentos negativos relacionados ao perigo, superestimando-o e subestimando os recursos pessoais para lidar com as situações consideradas perigosas.

A ansiedade pode ser generalizada ou enfocada em situações específicas, como nos transtornos fóbicos. Também o medo de voar não é um fenômeno unitário, pois pode implicar um ou mais medos: medo de altura, medo da clausura, medo de chocar-se, medo de não ter o controle da situação e depender de outros (piloto), medo de morrer (separação), entre outros.

Nas últimas décadas, as pesquisas e as práticas psicológicas vem desenvolvendo intervenções eficazes para o manejo da ansiedade associada à viagem de avião e a terapia no modelo cognitivo-comportamental se mostra muito eficiente na superação do medo de voar.

Autor/ Fonte
Márcia Copetti / Márcia Copetti






Voltar